Podem se beneficiar estudantes que vão para as faculdades da região com distância até 100 km de Lagoa da Prata.

As inscrições para o auxílio-transporte universitário do segundo semestre de 2019 estão abertas desde dia 10 deste mês, e vão até dia 23 de julho. Mesmo aqueles que se cadastraram e receberam o benefício no primeiro semestre precisam se inscrever novamente, pois a avaliação é feita a cada seis meses.

Os estudantes aptos são os naturais de Lagoa da Prata que fazem faculdade no modo presencial em universidades da região, com distância até 100 km da nossa cidade. Se enquadram aqueles que comprovarem renda per capta familiar de no máximo um salário e meio mensal, entretanto outros critérios serão avaliados pela assistência social, como por exemplo despesas com medicamentos.

O Auxílio-transporte está regulamentado pela Lei Municipal 3181/2018 e 3.227/2019. Para se inscrever, é necessário a entrega de uma série de documentos. A recomendação é que os estudantes acessem o site www.lagoadaprata.mg.gov.br ou o Facebook da Prefeitura para verificar a documentação completa e adiantar o processo, e onde estão formulários que devem ser impressos e preenchidos (declaração de despesa e ficha de inscrição) para serem entregues na Secretaria de Assistência Social.

Uma dica importante que irá agilizar, é que o estudante precisa ter declaração de cadastramento do seu grupo familiar no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Quem não possuir, deve, antes de tudo, procurar o CRAS de referência do seu bairro para se cadastrar. É preciso também estar inscrito no Cadastro Único (CADÚNICO) de Programas Sociais do Governo Federal. Este é o mesmo do Bolsa Família e é feito na Secretaria de Assistência Social.

A inscrição somente será efetivada para análise se estiver completa, e a lista dos aprovados será divulgada até o dia 09/09/19 no site www.lagoadaprata.mg.gov.br ou o Facebook da Prefeitura. A data do primeiro pagamento está prevista para 20 de setembro, e para receber as cinco mensalidades correspondentes aos meses de agosto a dezembro, é preciso comprovar mensalmente frequência e rendimento escolar dentro do prazo estabelecido.

O Local das inscrições é na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social-SMAS, situada na Rua 27 de Dezembro, nº 108, Centro. O horário é das 08h às 11h e das 12h às 17h, de segunda a sexta-feira, do dia 10 ao dia 23 de julho de 2019. Informações pelo telefone 3261-8640.