Nesta semana em que se comemora o Dia do Consumidor, Lagoa da Prata recebeu a visita do Dr. Marcelo Barbosa, Coordenador Geral do PROCON da Assembleia de Minas Gerais, e um dos mais renomados profissionais na área do Direito do Consumidor. Ele ministrou uma palestra na noite da terça-feira (14), no Teatro Fausto Rezende, com o tema Direitos Básicos do Consumidor, ressaltando a importância de se buscar informações sobre leis que tratam as relações de consumo.

Durante a palestra, o Dr. Marcelo alertou sobre os principais problemas que hoje chegam aos Procons do Brasil: “Antes, as principais reclamações eram de aparelhos com defeitos; depois as grandes queixas passaram a ser com telefonia e TV. Mas agora, o que mais se reclama é em relação a créditos bancários, cheque especial e cartões de crédito. Isso é devido à crise econômica que se instalou no país, e as pessoas não estavam preparadas para fazerem compromissos financeiros, ou seja, a maioria delas não tem planejamento”.

Na manhã do dia seguinte, o Dr. Marcelo visitou o Procon e fez a entrega de cartilhas sobre o uso consciente do cartão de crédito, e manuais do Código de Defesa do Consumidor, que estão sendo distribuídos para a população.

A palestra foi promovida pelo Procon de Lagoa da Prata, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Lagoa da Prata. Toda a população foi convidada a participar. Estiveram presentes os prefeitos Paulo Teodoro e Ismar Roberto, o secretário da pasta de Desenvolvimento, Carlos Rezende Lacerda, a coordenadora do Procon de Lagoa da Prata, Ana Cláudia Xavier Mendes, o presidente da OAB, Dr. Francisco Cabral da Silva, dentre outras autoridades e pessoas da sociedade civil.