O  Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)  de Lagoa da Prata promovem neste mês de julho um trabalho de prevenção combate ao uso de drogas, voltado para crianças a partir de 6 anos de idade até jovens de 18 anos. O tema da campanha é “Quem se informa não usa drogas”, com ações que já estão acontecendo através de discussões e cartazes, principalmente nas instituições que assistem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

No dia 24 de julho, a policial cabo Rosali Mendonça, atuante no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), ministrou palestras em dois turnos, às 8h e às 14h, na quadra do SCFV (rua Maranhão, 120). Participaram crianças e adolescentes das associações Sara Aparecida e Francisco de Assis, da Amavi, do SCVF, os jovens aprendizes da Rede Cidadã, e as famílias assistidas pelo CRAS.

No dia 25 de julho, o ponto de encontro foi na Praça da Matriz São Carlos Borromeu, e esses jovens saírem em passeata pelas principais vias do Centro da cidade. De acordo com Márcia Cristina, o objetivo da campanha é levantar uma discussão para que a sociedade possa ouvir os adolescentes e saber o que eles têm de informações sobre esse assunto. “O tema da campanha ‘Quem se informa não usa drogas’ é justamente porque acreditamos que podemos trabalhar com informações para combater os problemas sociais causados pelo uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas”, disse.

Franciara Castro, coordenadora do SCFV, também está envolvida na organização da campanha. Ela conta que o  motivo deste trabalho  atingir crianças a partir de 6 anos é porque, infelizmente, são muitas as situações de famílias utilizando drogas perto dos filhos.  “Precisamos iniciar a prevenção com as crianças, porque elas estão sendo muito expostas ao risco. Durante as nossas abordagens sociais fica claro que muitas pessoas tiveram início da dependência química por conta do envolvimento com usuários de drogas na própria família”.

Não há comentários para este post

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos marcados com (*) são obrigatórios.

Skip to content