As obras da sede própria do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de Lagoa da Prata foram retomadas e devem ser concluídas até o final deste ano. O prédio está sendo erguido na rua Alagoas, bairro Marília, com área de 265 m2, um investimento de mais de meio milhão de reais.

Planejado para atender especificamente o público da Assistência Social, o projeto possui uma recepção ampla com brinquedoteca, sala administrativa, quatro salas de atendimento, almoxarifado, sala de arquivo, dois banheiros com acessibilidade, banheiros feminino e masculino com 3 sanitários em cada, uma sala multiuso ampla, varanda, depósitos de material de limpeza, gás e de lixo, e estacionamento.

Atualmente o CREAS atende mais de 100 famílias, funcionando na rua Joaquim Gomes Pereira, Centro, em um imóvel alugado pela Prefeitura. Com a sede própria, além de gerar economia para o município, os usuários terão mais comodidade nos atendimentos, pois foi planejado para este fim. Os serviços oferecidos pelo CREAS estão voltados principalmente para as famílias com vínculos interrompidos. Muitas vezes são pessoas que vivenciam violações de direitos, por exemplo, violências física, psicológica e sexual, abandono, trabalho infantil, situação de rua e mendicância.

A construção da sede própria havia sido iniciada no final de 2018, mas ficou paralisada porque a empresa vencedora da licitação abandonou as obras alegando problemas financeiros. Para contratar nova construtora, foi preciso antes realizar todo o processo de encerramento litigioso de contrato com a empresa anterior. Encerrado o processo, foi possível realizar a nova licitação.

Para a secretaria de Assistência Social, Cali Silva, “a construção da sede própria do CREAS consolida a importância da política pública de Assistência Social no município, ao garantir um espaço adequado para o atendimento do público, permitindo a efetivação de seus direitos e melhores condições de trabalho para toda a equipe de profissionais.”

Administração Municipal 2017/2020 – De mãos dadas com o povo!