A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou na manhã do dia 31 de janeiro um encontro no Teatro Municipal Fausto Rezende, em menção ao movimento Janeiro Branco. O objetivo desta ação é chamar a atenção para o cuidado com a saúde mental, despertando nas pessoas atitudes que favoreçam o bem-estar do corpo e da mente.

Janeiro foi o mês escolhido para significar “reinício”, momento em que é comum se fazer reflexões, ou seja, é um convite a se refletir também a respeito da saúde mental. A cor branca foi pensada como algo vazio em que se pode projetar coisas novas, após concluir e fechar-se um ciclo.

Para dar início ao evento, houve uma apresentação de Juliana Alexandra, cantando as músicas “De Janeiro a Janeiro” e “Era Uma Vez”,  junto com Anderson, que é professor de música na AFA (Associação Francisco de Assis ). Logo após, a psicóloga Sally Garcia, que atuou no CAPS por mais de 20 anos, ministrou uma palestra com o tema Saúde Mental: Responsabilidade de todos.

Para Sally, é preciso pensar a saúde além do conceito de negação da doença. “Cabe uma reflexão, um convite às pessoas pensarem sobre suas vidas, sentido e propósito; pensarem na qualidade de seus relacionamentos, autoconhecimento, suas emoções, pensamentos e comportamentos”, disse a psicóloga para os participantes, que eram profissionais da saúde mental e também usuários dos serviços do CAPS.