Os Conselhos são espaços prioritários que concretizam o controle social por meio da participação social e que contribuem significativamente para a efetivação da Política Municipal de Assistência Social.

São vinculados à Secretaria de Assistência Social os seguintes Conselhos:

• Conselho Municipal da Pessoa Idosa;
  • Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência;
  • Conselho Municipal da Assistência Social;
  • Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente.

Segundo Eunice Pereira, Presidente do Conselho da pessoa com deficiência, “a importância desse conselho é defender os direitos das pessoas com deficiência, e, que às vezes eles mesmos não sabem que tem. Principalmente algumas mães mais jovens, que tem filhos com deficiência e não sabem como lidar. Estamos aí pra servir estas pessoas e representá-las junto aos órgãos públicos, com relação à defesa de seus direitos e com relação às inclusões: social, escolar(…) que devem acontecer em todo e qualquer espaço que essa pessoa com deficiência estiver.” Ainda, segundo Eunice, “a Casa dos Conselhos dá uma certa autonomia para os conselhos estarem deliberando sobre suas ações; e uma casa com acessibilidade faz um chamamento para que todos consigam chegar e serem ouvidos na sua necessidade e na sua particularidade.”

Os Conselhos Municipais da Secretaria Municipal de Assistência Social têm agora uma sede exclusiva. É a Casa dos Conselhos.

Lécia de Paiva Castro – Presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente, disse que este conselho “tem a importância de formular e fiscalizar todas as políticas públicas destinadas às crianças e adolescentes de Lagoa da Prata. Todos os tipos de entidades que prestam serviço e atendimento às crianças e adolescentes passam pela supervisão deste conselho.” Lécia disse ainda que a Casa dos Conselhos é muito importante: “é a primeira vez que os conselhos têm um espaço próprio, independente. É uma aquisição muito boa, para fortalecer os conselhos, dar mais segurança aos conselheiros, e sem contar que o município dá credibilidade aos trabalhos desenvolvidos e aos conselhos, mostrando que está caminhando junto.”

Jusceline Maria Gontijo – Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social disse que este conselho é o que fiscaliza todas as ações dentro da Assistência Social, como está sendo investido a verba da Secretaria, e tudo o que é feito dentro das entidades. Jusceline disse que “a importância maior (da Casa dos Conselhos) é que aqui são tomadas decisões não só para as entidades, mas para toda a população.”

Samantha Ferreira Goulart, que é membro do Conselho da Pessoa com Deficiência, disse que este conselho é importante em poder “ajudar as outras pessoas, não apenas como a minha deficiência, mas com outras deficiências.” Samantha disse ainda que a Casa dos Conselhos “veio em boa hora, para ajudar a todos com alguma deficiência.”

A Casa dos Conselhos da Secretaria Municipal de Assistência Social fica na Rua Professor Jacinto Ribeiro, 319 – Centro. E o telefone para contato é o 3261-9861. Tem atendimento ao público das 08 às 17:00 de segunda a sexta-feira.

Prefeitura de Lagoa da Prata
Administração 2017-2020 – de mãos dadas com o povo.