O Hemominas estará realizando mais uma campanha de Doação de Sangue.

Dia 10 de novembro, na Escola Municipal Dr. Jacinto Campos, das 8 às 17 horas.

Processo pelo qual as unidades da Fundação Hemominas recebem e avaliam os candidatos à doação de sangue para verificar quem se encontra ou não apto a doar, segundo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos internacionais de Acreditação. Os candidatos passam por procedimentos como conscientização, cadastro, triagem clínica, triagem hematológica, e aqueles considerados aptos são encaminhados para a coleta do sangue. O sangue doado será fracionado e destinado a transfusões de pacientes em tratamento na própria Fundação e/ou de instituições de saúde públicas e/ou privadas.

Quem pode utilizar este serviço?

• Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as Normas e documentos necessários para doação de sangue.
  • Quem estiver em boas condições gerais de saúde;
  • Quem mantém um estilo de vida saudável e não se expõe a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis.
  • Quem pesa acima de 50 kg;
  • Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.

Obs.: Quem não pode doar?

• Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época em que foi diagnosticada a hepatite A (IgM positiva).
  • Quem teve exposição a situações de risco acrescido para doenças infecciosas  e sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses;
  • Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
  • Quem ingeriu bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
  • Quem já usou alguma vez drogas injetáveis;
  • Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
  • Quem estiver grávida ou em período de amamentação; após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses e após cesárea, seis (6) meses;
  • Quem fez qualquer exame ou procedimento endoscópico nos últimos seis (6) meses;
  • Quem fez cirurgia por laparoscopia nos últimos seis (6) meses;
  • Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses;
  • Quem fez tratamento dentário recente (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).
  • Quem colocou piercing: em condições de antissepsia adequadas aguardar seis (6) meses, e 12 meses quando não for possível avaliar. Quando localizado em área genital ou na boca, somente poderá ser liberada a doação 12 meses após sua retirada.
  • Mais informações: Condições e restrições

Órgão responsável

Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais – Hemominas.

Para mais informações e agendamento da doação ligue:
37 99841-2856 – Mariana Maia
37 99957-8796 – Mateus

Prefeitura de Lagoa da Prata
Administração 2017/2020 – de mãos dadas com o povo.